Sala Mais linda do brasil

Sala Mais linda do brasil

FRANÇA, LILLE - 23/08/2010
        Depois de praticamente um dia de viagem, chego ao meu tão esperado destino.  Lille está localizada ao norte da França e é a terceira maior cidade do país, contendo aproximadamente 226.815 habitantes. É um lugar onde no verão faz de 10ºC a 22ºC e no inverno de 1ºC a 6ºC.
        Chegando à cidade percebi que conselhos de mãe são extremamente importantes, se não fosse eles, não teria trazido duas enormes malas, sendo uma só com roupas de verão e outra só com roupas de frio. Mas tive a sorte de pegar um clima gostoso e equilibrado. Utilizando meu francês fluente, pedi a um táxi que me levasse ao hotel para me instalar e deixar minhas malas, pois não via a hora de sair para conhecer e desfrutar de Lille.
        Pela curta manhã, fiquei passeando pelo Centro Cultural, a movimentada Grand Square, agora oficialmente chamada Place du Général de Gaulle, depois de Charles de Gaulle, nascido em Lille em 1890. A praça abriga algumas das mais imponentes estruturas, incluindo a casa de ópera da cidade e do intercâmbio comercial velho, Vieille Bourse, construído em 1653 para rivalizar com os da Holanda.
                        Para falar a verdade, minha manhã foi passageira, passeando pela praça do centro cultural, apreciando as estruturas, diferentes lugares, e as pessoas,  não vi o tempo passar,  mas percebi isso quando me bateu uma enorme fome, então decidi que estava na hora de almoçar.
        A culinária da França compreende uma grande variedade de pratos, assim como a culinária chinesa e a culinária indiana, e goza de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. A grande variedade de queijos e vinhos são a imagem de marca da França em termos de gastronomia.
        Tradicionalmente, cada região tem culinária própria: a do noroeste usa manteiga, creme de leite (crème fraiche) e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado foie gras, cogumeloscèpes) e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute. (
        Almoçei em um restaurante próximo de onde eu estava e meu prato foi basicamente de carne com acompanhamento de vegetais, massa, arroz e batatas fritas, e na sobremesa saboreei uma deliciosa torta. Decidi provar os “famosos” queijos franceses em outra ocasião.
        Depois de bem alimentada, fui para o hotel tomar um banho e descansar um pouco, já que não tinha parado nenhuma vez desde o momento em que tinha chegado de viagem. Sentindo-me descansada, achei melhor seguir caminho porque tenho pouco tempo nessa cidade. Amanhã sigo para outro destino. Andando pelas ruas de Lille, vi que há uma enorme variedade em transportes que a cidade oferece. São Linhas de metrô, vasto sistema de ônibus, sistema ferroviário, além do transporte aéreo. Vocês precisam visitar a Estação Ferroviária, é um show!!! Desde o momento que estou em Lille uma das coisas que me mais me encantou e me deixou de boca aberta foi ela. Dêem uma olhada.
                        A única coisa lamentável nisso tudo, é que olhando pra foto, não dá a metade da emoção e admiração que se tem ao se estar visitando pessoalmente.
        Por fim... à noite, no fim da caminhada, os dois últimos lugares que também me emocionaram muito! A Luminosidade encanta a quem quer que seja! 
        Após meu dia maravilhoso em Lille, chego cansada ao hotel, como salada e frutas (comida leve porque sempre comia alguma coisa durante o passeio à tarde), depois banho e  descanso. Assim que sa do banho, recebi a prazerosa ligação dos meus pais; matei um pouquinho da saudade e contei um pouco do que tinha feito no dia. UM POUCO né, porque em poucos minutos de ligação minha mãe diz: “Filha, não dá mais pra conversar..se não vamos pagar o preço de sua viagem inteira em uma só ligação! Se cuida, beijos.”