Sala Mais linda do brasil

Sala Mais linda do brasil
FRANÇA – LYON - 24/08/2010
         Ao acordadar pela manhã, senti uma grande disposição para começar o dia. Tomei café da manhã no hotel, depois o banho, arrumei minhas coisas e peguei um táxi rumo ao aeroporto.  Meu próximo ponto de partida na França é a cidade de Lyon.
         Lyon é a segunda maior cidade da França com com cerca de 441.500 habitantes.Uma das coisas que me chamou atenção nesse lugar é que, Lyon é um lugar muito famoso pelo futebol além de haver uma grande massa de gente, transportes e movimento.Aliás, sobre Lyon eu quero começar falando uma coisa que presenciei muito interessante. Lá decidi entrar na onda do velov. Mais, vocês devem estar se perguntando o que é isto né? Calma, eu vou explicar. Velov é o nome dado às bicicletas disponiveis à população (não apenas em Lyon, mas em toda a França) por um baixo custo (apenas um euro por uma hora ou 10 euros por um ano todo). 
         A cada esquina de Lyon há uma estação de velov. Algo prático, mas impossível no Brasil. Acredito que pela falta de segurança, mas isso é outro assunto. Decidi então alugar uma velov, porque apesar de ser uma experiência inesquecível pra mim, seria mais confortável e gostoso do que andar de táxi ou a pé. Com a velov eu percorreria Lyon por cima, entre os carros, entre os olhares diferentes e sedentos de mudança que se vê em Lyon.
         Durante a manhã inteira fiquei passeando com a velov alugada sobre as pontes de Lyon. Há muito tempo que não passeava tranquilamente, tomando um ar fresco, só eu e meus pensamentos, admirando os lugares.
                      Após um passeio matinal por Lyon, chegou a hora do almoço. Resolvi devolver a velov na estação e almoçar no restaurante do hotel mesmo, porque depois queria ir pro quarto me preparar pra sair à tarde novamente.
        Depois de um delicioso almoço, tomei um banho e decidi continuar minha rota. Como havia dito que Lyon é uma cidade muito conhecida pelo futebol, pensei em ir a um dos famosos estádios para assistir uma partida.
        O famoso estádio de Lyon se chama Estádio Gerland com capacidade para 41.044 pessoas. O clube já havia vencido na temporada 2007/2008, venceu a  Copa da Liga Francesa na temporada 2000/2001 e conquistou 06 títulos da Supercopa da França nos anos de 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007.
        Acompanhei o jogo de Lyon x Mônaco. O estádio estava lotado e a vibração era contagiante. Sentei-me ao lado de um grupo de torcedores de fanáticos pelo time de Lyon, eles me receberam muito bem como turista e deixaram-me se juntar a eles para torcer junto, foram pessoas simpáticas e acolhedoras.
        Terminou o jogo e o placar ficou 3x2 pra Lyon... maravilhaaa! Despedi-me dos meus novos colegas e disse a eles que adorei passar esse momento com eles, agradeci o gesto acolhedor e pedi para que não perdêssemos o conato, já que trocamos alguns endereços de email e telefone, para quando eles também quisessem dar uma volta pelo Brasil.
        Ao sair de tardezinha do estádio, passei por mais alguns lugares da cidade para despedir-me. Visitei a Fontaine Bartholdi, uma fonte muito famosa esculpida por Frédéric-Auguste Bartholdi e o Teatro de la Croix – Rousse. Dois lugares encantadores!
Deixei o meu vôo para próxima cidade marcado para esta madrugada; então, já de noite, cheguei ao hotel, jantei, tomei um banho e fui descansar com as malas prontas. E meu próximo e último ponto de partida é... PARIS! Não vejo a hora de chegar à capital de luxo da França. Quando chegou a madrugada, juntei minhas malas, peguei um táxi e fui rumo ao aeroporto de Lyon, aliás, que aeroporto!