Sala Mais linda do brasil

Sala Mais linda do brasil


ESPANHA, BARCELONA - 31/08/10
 
        Cheguei à Barcelona a tempo de tomar um café da tarde; me hospedei no hotel Hilton Barcelona.

300 × 300 - Picture of the hotel Hilton Barcelona Located in Barcelona's financial district, ...
orangesmile.com
        Em seguida, resolvi conhecer a Catedral que tanto minha - avó de origem espanhola  - recomendou. A Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia, também chamada, ao invés de catedral, Seo ou Seu em língua catalã. É a catedral gótica de Barcelona, sede do arcebispado de Barcelona, em Espanha.
        A catedral foi construída durante os séculos XIII ao XV sobre a antiga catedral românica, edificada por sua vez sobre uma igreja da época visigoda e esta precedeu uma basílica paleocristã, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no Museu de História da Cidade. A fachada de estilo neo-gótico, entretanto, é muito mais moderna.
        As capillas de Santo Bernadí (esquerda) e da Virgen de Roser (direita). A galeria sobre as capelas está coberta com duas voltas de creueria.
        As paredes das fachadas exteriores não se situam aos lados das naves laterais, senão que se deslocam enfora deixando os contrafortes ao interior do edifício, quando habitualmente ficam ao exterior. Isto aumenta aparente a catedral, com a impressão de acrescentar uma nave mais à cada banda, mas como o espaço entre nos contrafortes não se cobre com uma volta de creueria senão com duas, a impressão é que se acrescentaram duas naves à cada lado e que a catedral tem sete naves em vez de três. Isto tem efeitos sobre a iluminação do interior e sobre a disposição das capelas. Em seguida, fui conhecer o Museu Geológico de Barcelona.
        O Museu de Geologia de Barcelona está instalado num edifício Neoclássico situado no Parc de la Ciutadella  e é parte do Museu de Ciències Naturals de la Ciutadella. Fez parte do  Museo de Ciencias Naturales, fundado com um espólio doado em 1878,  a partir de 1924 este  edifício ficou exclusivamente destinado à Geologia. A entrada apresenta, além da recepção, uma exposição sobre a paisagem geológica da região vulcânica d’Olot e uma vitrine com instrumentos antigos como microscópios petrográficos e goniómetros.
        À direita fica a sala de Paleontologia e à esquerda a sala de Mineralogia e Petrologia. Na sala de Paleontologia destacaria os fósseis de jazidas da Catalunha: Carbónico d’Ogassa, Cretácico de Santa Maria de Meia, Eocénico de Castellolí, Oligocénico de Tàrrega, Miocénico de la Seu d’Urgell e ocorrências várias em torno de Barcelona.Na sala de Mineralogia interessaram-me exemplares clássicos de Espanha… e, quanto a minerais não espanhóis, os zeólitos e apofilites do Túnel da Antas (Brasil) e um cristal de litiofilite de Mangualde.
        O Palácio da Música é uma obra-prima do modernismo catalão, que pode ver em Barcelona. A sala de concertos do Palácio foi construído em 1906, pelo que acaba de cumprir um século.
        É um lugar em que se deve destacar o seu telhado de vidro, as janelas de vidro, ornamentadas e dando cor ao interior, o palco principal com suas musas, os bustos que pode encontrar, no átrio, na fachada ou na sala de música são algumas dos seus lugares mais destacados

        Em seguida, peguei o avião a tarde rumo a Valência. Por recomendação de um amigo,  hospedei-me no Hotel Las Arenas Balneario Resort, pois estava em promoção as diárias.

       
        Mais uma vez preferi jantar no meu próprio quarto, e apreciei um bom Turron de Alicante, um doce espanhol típico de Natal, que se tornou conhecido no mundo todo. Um dos mais famosos é o da cidade de Alicante. Tem consistência dura, feito com cerca de 60% de amêndoas torradas sem pele mais mel, açúcar e ovos.       Logo pela manhã, após tomar um belo e apetitoso café da manhã, fui para a Praia Piles.
       
        A praia de Piles, como a maioria das praias deste trecho do litoral, apresenta a imagem característica de uma pequena colônia de férias. Um passeio marítimo para a praia da zona urbana onde se destaca uma primeira linha de chalés, e detrás dela, pequenos blocos de apartamentos. A praia de areia fina está equipada com todo tipo de serviços e conta com zonas esportivas e jogos para crianças. Fui conhecer também as Torres de Serrano.
Almudín
            O Almudín foi construído sobre o alcácer muçulmano, no começo do século XIV, como lugar de armazenamento e venda de milho. Na sua origem tinha umas dimensões mais reduzidas e foi-se ampliando ao longo dos séculos XV e XVI até adquirir o aspecto que tem hoje.
            O primitivo prédio teria um pátio central a céu aberto e foi a princípios do século XVII quando foi incorporada a coberta, dando-lhe a imagem de planta basilical que tem atualmente.
            Se você entrar no interior, poderá contemplar pinturas murais de caráter popular, alusivas à entrada de milho na cidade-historicamente uma das maiores preocupações dos seus governantes-, bem como representações dos santos patrões dos grêmios que operavam no comércio do grão.

            Após esses três dias de lazer e aprendizagem, voei de Valência a Madri. E de Madri retornei ao Brasil, numa ótima viagem, guardando as belas imagens que vi, a cultura diferente e aprendi a apreciar os pratos típicos de cada cidade que passei. Volto para a casa com a sensação do dever cumprido e de mais um sonho realizado.
            O conhecimento vem através das experiências vividas; por isso, no ano que vem,já reservei espaço em minha vida para um outro sonho: conhecer Portugal, um país irmão do Brasil que, com certeza, também deixará marcas inesquecíveis. E assim vai: de sonho em sonho, quero me tornar cidadã do mundo!